Histórico das Capelas > Visualizando o histórico da Capela São Sebastião

Capela São Sebastião - Gerações de fé

Foi em 1911 que Ana Fernandes chegou na região Sertão dos Inácios.

A família trazia o sonho de derrubar a mata e cultivar café, e no coração de todos vinham os castumes e a fé.

Conta-nos Maria Fausta Ribeiro (91 anos), filha de Ana e João, que além das casas, foi construída, no sítio, uma capelinha de madeira para as orações, e que, posteriormente, uma capela de alvenaria substituiu a anterior.

No dia 8 de Junho de 1944, formou-se a primeira comissão para a construção da nova Capela. Participavam da comissão: Antonio Papanoni, Dionisio Lopes de Oliveira, João Gazono, Joaquim Batista Barbosa, Wanderlei Quiozzini e Walter Schinelo.

Frei Alexandre S. Neves era o pároco na época e muiot incentivou os trabalhos. A comunidade abraçou a causa: Fazia doações (café, arroz, frango, leitoa, novilho, etc.), organizava quermesses e ao mesmo tempo, em forma de mutirão, assumia o trabalho braçal. Dois anos depois, as imagens dos santos foram transferidas para o novo espaço e já era possível celebrar a primeira missa na atual Capela São Sebastião, hoje pertencente à Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Inaugurada a nova Capela, Walte Schinelo e Almelinda Ribeiro Schinelo (filha de Maria Fausta e Hildebrando) tornaram-se Ministros Extraordinários da Eucaristia e desde então, além da missa mensal, toda semana é feita a celebração da palavra com a Sagrada Comunhão. O casal é dirigente espiritual da comunidade.

Em abril de 1987, preocupados em manter o patrimônio cultural e religioso, os irmãos Aparecida Barbosa dos Santos, Francisco Batista Barbosa, Jesus Batista Barbosa, Joaquim Batista Barbosa, Maria Fausta Ribeiro e Umbelina Barbosa da Silva, herdeiros direitos do Sítio São João e tendo como representante o pároco Pe. Antonio Brandão, doaram o terreno onde se encontra construída a Capela para a Igreja/Diocese.

No ano de 2009, dia 20 de janeiro, a comunidade recebeu um novo padre para compartilhar essa história de fé e união, e ao celebrar a missa em homenagem ao São Sebastião, o Padre Gerson celebrava também a comemoração dos trinta anos da primeira missa realizada na Capela atual. E para manter a tradição do início do século XX, a família, juntamente com vizinhos e fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e de outras paróquias, fez a festa da partilha.

Nessa comunidade partilha-se não só o alimento, mas a experiência de uma família acolhedora,as histórias de vida dos mais velhos, a solidariedade nos momentos de dor, a alegria de se viver em comunidade e a fé que é transmitida de geração para geração.

Rosimar de Fátima Schinelo
Bisneta de Ana Fernandes e João B. Barbosa

No momento estão online usuário(s).