css sfondo

Cáritas Paroquial Nossa Senhora do Carmo de Mirassol

A palavra Cáritas vem do latim (caritas, caritatis) que significa caridade. Como Instituição, atua na defesa e promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento solidário e sustentável e na incidência de políticas públicas, tendo a mística ecumônica como base.

Busca sempre em suas ações servir o ser humano, lutar pela defesa dos seus direitos e contribuir para sua promoção e desenvolvimento integral.

A Cáritas é reconhecida nacional e internacionalmente como entidade de utilidade pública federal, justamente por conta de transparência e legitimidade.

É uma organização que se traduz como rosto social da Igreja. Foi fundada por Dom Hélder Câmara, então secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 12 de novembro de 1956. Nasceu com o objetivo de articular nacionalmente todas as obras sociais católicas e coordenar o Programa de Alimentos doados pelo governo norte-americano por meio da CNBB.

Em 1996, a Cáritas Brasileira constituiu-se em entidade jurídica autônoma e já contava nessa época com 184 unidades diocesanas e 5 mil obras sociais filiadas. Com o término do programa de alimentos, a partir de 1974, a maioria dos Escritórios Regionais e muitas Cáritas Diocesanas fecharam, enquanto outras iniciaram outro processo de organização na perspectiva da promoção humana.

Ao longo dessa caminhada, a Cáritas brasileira redimensionou sua prática quanto às prioridades e à metodologia de seu trabalho. Paulatinamente, passou a dar ênfase na construção e conquista da cidadania através de relações democráticas e políticas públicas, articulada com as demais pastorais sociais e com o movimento popular. Seus agentes trabalham junto aos excluídos, muitas vezes em parceria com outras Instituições e Movimentos Sociais. Defendem e promovem a vida. Participam da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

Em nossa paróquia a Cáritas foi fundada aos oito dias do mês de Julho de 1992. Tendo como primeiro diretor o então pároco Pe. Antônio Brandão.

O trabalho desenvolvido pela Cáritas Paroquial em nossa comunidade busca a promoção humana, defendendo a vida e assistindo os carentes, por meio das pastorais e equipes de trabalho. Tais Trabalhos compreendem:

A pastoral assiste 200 crianças até 6 anos e durante o ano de 2009 assistiu 20 gestantes. É coordenada por Alzira Franco, e conta com a ajuda de vários líderes. A Pastoral da Criança está sub-dividida em 4 setores de nossa paróquia:

Há todos os meses o dia da “Celebração da Vida”, onde é realizada a pesagem das crianças. A Cáritas paroquial tem como projeto para o próximo ano a implantação do curso de secretárias do lar ( capacitação de empregada doméstica) e a construção do prédio da Cáritas paroquial, onde será instalada uma padaria visando a capacitação de padeiros e confeiteiros.

Agradecemos todos aqueles que tem contribuído com suas doações para a manutenção desse trabalho de promoção humana e defesa da vida.

Que Deus abençoe a todos.

Diretoria Cáritas Paroquial - 2009/2010

Dulce Thereza Orsi Amendola - Presidente
Maria Aparecida Papini - Vice-Presidente
Celia Maria Scuciato - Tesoureira
Adelaide Sanches Romero - 2ª Tesoureira
Almira M. Swerts - 1ª Secretária
Sueli Vila - 2ª Secretária

No momento estão online usuário(s).